sábado, 7 de junho de 2008

O CASO VARIG

Apenas para registro TARDIO , mas talvez ajude a evitar aquela enxurrada de emails ruins e de mau gosto, recebidos nas últimas eleições.....

Há uma semana vi , no estadão ,uma nota interna sobre possível corrupção nos governos paulistas do PSDB . O assunto era relacionado a contratos de serviços que multinacionais prestavam a empresas estatais paulistas e havia riqueza de SUPOSTOS relatos, depoimentos, documentos e tudo o mais.De lá para cá, saíram 2 páginas inteiras, em 2 oportunidades, onde havia até coisas cabeludas do tipo : " fulano da empresa Alston confirma pagamento " ou " Suiça confirma depositos em conta" ou " secretario de Covas fez não sei o que " ou " fulano do TCE aprovou contrato e assistiu à copa na França" ou " funcionário da Alston confirma superfaturamento" e por aí vai....afinal, são 2 páginas inteiras em dois dias diferentes ! Ontem , vi mais meia página e hoje mais nada, zero .

Mas não vi, no mesmo estadão , nenhuma manchete de capa sobre isso .

E também não vi nenhuma tv fazer extensas reportagens ou ficar " batendo na mesma tecla ", mil vezes.

Mas vi uma mesma manchete de capa antes de anteontem , anteontem e ontem , de outro assunto , no estadão , e com direito a 3 editoriais violentos em sequencia ; era o mesmo assunto , manchete principal de 3 capas : o governo federal não teria investigado o fato de que a venda da Varig não seria possível ,já que há uma lei segundo a qual nenhuma empresa aérea brasileira pode ter mais de x % de capital/acionistas estrangeiros.Vi também várias reportagens na tv.

O que pensar ? Como nenhum assunto realmente vira um assunto PÚBLICO , REAL E EFETIVO , se a imprensa não quiser ou " não quiser tanto " , é quase como se algumas coisas simplesmente não existissem . De fato, elas só passam a ter o efeito de coisas existentes se forem colocadas repetidamente como destaque principal e exploradas como tal . Pensando bem , para todos os efeitos, embora pareçam existir , elas não existem mesmo : existem para " nada ", isto é , só para " constar ", o que dá no mesmo , que é não existir. Desta forma , voce nem precisa se dar ao trabalho de pensar nelas !! Realmente , para que pensar em coisas que tem o mesmo efeito de coisas que não existem ? Quando voce pensa , voce pensa sempre em alguma coisa ou pensa em nada ?

São os não tão novos tempos : voce não precisa mais pensar ; não precisa se dar ao trabalho : a imprensa faz isto por voce e, além de decidir sobre a realidade dos temas,pois é a sua suposta relevancia que os faz existir, até mesmo julga , economizando também muito trabalho à polícia e ao judiciário. O nosso papel intelectual é o de "sermos pensados" : pensam por nós e nós reproduzimos , feito papagaios.Há possíveis alterações de papagaio para papagaio , mas o fundo é o mesmo.

Dependendo do modo como ela te entrega ou não te entrega os supostos " fatos" , voce sai por aí falando com os outros e tudo o mais . Voce , como um " cidadão antenado ", que se acha esperto, passa a discutir a tal da " realidade brasileira" de " boca cheia" ! Assim , o assunto Varig , por exemplo,está e estará na boca do povo porque ( assim se pensará) , é real , ou seja, as denúncias e os depoimentos estão aí afinal , e se for verdade o que dizem , realmente é algo muito sério que merece apuração , é uma questão de cidadania, como se diz . É natural, então , que a imprensa divulgue.

Mas o caso PSDB não é algo sério porque , veja-se bem, aí é que está, ele não existe efetivamente . Por isso não se pode comparar um caso ao outro . Seria preciso , no mínimo , que alguém estampasse uma manchete várias vezes e abordasse o caso com " carinho ," para que este suposto fato passado pudesse ser um FATO , de fato .E se isto não ocorrer , o motivo então é óbvio : isto não é um fato mesmo pois as denuncias são vazias e , sendo vazias, é natural que o assunto se perca e não seja mais divulgado: ele não é divulgado porque não é real.Se fosse real seria divulgado , certamente.

Exemplos práticos recentes para se testar em casa ou na rua ( faça o teste com qualquer conhecido ou desconhecido , de qualquer idade e escolaridade ) :

o que é " mais fato " : o caixa 2 do PT ou o do Eduardo Azeredo ? O conhecimento da cupula petista, pois " era impossivel eles não saberem de tudo " ou o conhecimento da outra cupula , tratando-se da campanha do presidente do partido e de um ex governador de estado ? Claro está, pergunte a qualquer um , que os primeiros fatos são, com muita razão aliás, muito " mais fatos" que os segundos.Sejamos sinceros : os segundos não são fatos,propriamente falando.Não tem cabimento misturar uma coisa com outra .

Coisas em geral, sejam elas quais forem , existem A PARTIR DA IMPRENSA E NÃO O INVERSO . A imprensa é sempre anterior aos fatos que ela divulga , embora esses pareçam lhe ser anteriores . A única realidade pública existente é a imprensa de modo que, rigorosamente falando, NÃO HÁ FATOS . Não há realidade objetiva . Fatos são inexistentes por definição pois são coisas sem qualquer efeito prático detectável.

Só não se pode dizer coisas assim por aí. Quem disser isso será chamado de ditatorial , fascista , autoritário, stalinista, anti democrático e muito mais. Vão dizer até que o cara é um amigo petista anti psdebista , do Zé Dirceu , aquele maluco que quis criar o " Conselho Federal De Jornalismo " para amordaçar a imprensa livre !

Realmente , se todas as profissões e atividades públicas estão sujeitas a regulamentações , fiscalizações e códigos de ética públicos , não é por isso que as profissões de jornalista e de dono de veículo de comunicação tem de aderir a essa antiga moda babaca e autoritária , coisa fascista de rebanho , de gente pobre de espírito !


Lontras - yahoo - 6/6/2008

7 comentários:

Anônimo disse...

Uau…

Gostei…

Ua, Daniel.

PS – Você devia criar um Blog... Acho que teria bastante acesso...

Anônimo disse...

Valeu.

Ve se, qdo vier pra cá dá uma ligada né ?

Uau…

Anônimo disse...

SAULZINHO NÃO TIVE PACIENCIA PARA LER TODA A OPINIÃO DO RUFA , MAS APROVEITANDO SUA RESPOSTA
O RAUL ESTEVE EM CASA SEMANA PASSADA E DISSE QUE NÃO COSEGUE ACESSAR OA LONTRAS NÃO SEI SE MUDOU
DE E-MAIL OU OUTRA COISA QUEM SOUBER O E- MAIL DELE MANDE PRA SER ATUALIZADO

AGORA COM CUCA ALQUEM VAI ESQUENTAR A CABEÇA

BEIJOS
PIMPA

Uau…

Anônimo disse...

Pimpolho,

Realmente o sistema diz que os emails não estão chegando pra ele...

Funciona mais ou menos assim:
Quando um email é enviado, se ele não chega ao destino, o sistema tenta re-enviar... (algumas vezes)...

Se conseguir, ótimo.
Senão, ele “retira” a pessoa da lista (tipo deixa em quarentena, até alguém resolver o problema).

No caso do Raul, foram tentados 7 envios antes dele ter sido “retirado” da lista pelo sistema. Nenhum deles chegou ao destino e o motivo (dado pelo sistema) é que o endereço do Raul (aparentemente) não é válido... (mensagem: Recipient address rejected: User unknown in local recipient table)

O email que estava cadastrado é: raul.fehr@wbrasil.com.br

Se alguém puder confirmar qual é o email dele, vou tentar acertar a bagaça...

Abração, Saul.
PS – No caso, sou mais a Cuca do Sítio do Pica-Pau Amarelo, que o Rei Leão da Disney...

Anônimo disse...

Gente, tenho o seguinte e-mail dele: raulfehr@hotmail.com consegui estabelecer contato pelo msn, então este é válido né...

Beijos a todos!
Débora

Anônimo disse...

Cadastrei este “novo” email do Raul... (novo pra mim....)(:-D)

Vamos ver se agora rola...

Abração,

Anônimo disse...

SAUL APROVEITANDO A DEIXA NÃO VAI ROLAR CRURRAS DA SKOLZEN